Passeio das Quatro Estações. Vamos à vitela em Arouca
A “Família Fiatista” está sempre pronta para o passeio! E se o programa é ir a Arouca provar a famosa vitela de raça Arouquesa e apreciar algumas das maravilhas daquela região, então ninguém quer ter falta no livro de presenças. Quarenta carros e mais de noventa pessoas, compareceram assim em mais um Passeio das quatro estações, desta vez a celebrar o Verão.
Com os carros a ficarem devidamente parqueados no Terreiro de Santa Mafalda, os participantes seguiram para uma visita guiada ao Centro Histórico da Vila de Arouca. Durante este percurso, foi dado destaque à Igreja da Misericórdia e a algumas das mais antigas ruas de Arouca, com as suas casas senhorias em estilo manuelino e outros aspectos arquitectónicos de interesse. Seguindo o percurso do Calvário, chega-se a um enorme penedo de origem granítica, onde está implantado um interessante conjunto de cruzes e um púlpito. De regresso ao Centro Histórico, o passeio termina com a visita à Igreja do Mosteiro de Santa Mafalda, impressionante edifício que conserva no seu interior um riquíssimo trabalho de talha, um dos cadeirais mais ricos do País e um imponente órgão de tubos totalmente restaurado. Neste Mosteiro é também possível observar o túmulo da Rainha Santa Mafalda.
O programa da manhã estava cumprido e era por isso chegada a hora do almoço, servido pelo Hotel / Restaurante S. Pedro. Umas excelentes entradas servidas ao ar livre seguidas da tradicional Vitela assada, repuseram as energias necessárias para o programa da tarde.
De regresso ao Terreiro de Santa Mafalda, convertido por umas horas em Parque de exposições de clássicos FIAT, a caravana rumou á Serra da Freita, com destino ao Geoparque de Arouca o qual, engloba um significativo número de locais de interesse geológico, verificando-se ali alguns fenómenos raros ou mesmo até únicos no Mundo, sendo as famosas pedras parideiras, disso um exemplo. À semelhança do que aconteceu na visita da manhã, o grupo foi dividido em duas partes, garantindo uma melhor qualidade das visitas guiadas. Duas Geólogas levaram-nos à Frecha da Mizarela e às Pedras Parideiras, dois dos muitos Geosítios que constituem o Geoparque de Arouca. Em ambos os locais, foi feita uma explicação sobre os fenómenos que ali ocorrem.
Terminado o passeio, todos regressaram a suas casas, com encontro já marcado para o Sábado seguinte, na inauguração da nova sede do Fiat Clássicos Clube de Portugal.
Para quem não esteve presente ou para quem quiser recordar estebmagnífico dia passado em Arouca, aqui ficam as imagens.
Para quem vai do Norte, o habitual encontro na área de serviço da Canelas na A1.
Alguns dos clássicos Fiat no Terreiro de Santa Mafalda.
Igreja da Misericórdia.
Ruas da Zona histórica e Calvário.
Alguns pormenores do Mosteiro de Santa Mafalda.
Almoço no Restaurante São Pedro.
Chgada à Serra da Freita e divisão em grupos para a visita.
Enfrentando o "bicho" e provando os produtos da região.
Pedras Parideiras e Aldeia típica (Serra da Freita).